OAB Subseção Pelotas

Mudanças nas linhas telefônicas do Poder Judiciário do RS

publicado quarta-feira, 6 de abril de 2022 em Notícias

Modernizar as linhas telefônicas do Judiciário gaúcho, resultando em maior qualidade com menor custo. Este foi o objetivo do Tribunal de Justiça com a mudança que está sendo realizada no sistema de telefonia fixa dos Foros do Estado.

Conforme o Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJRS, Antônio Braz, “se buscou uma qualificação do serviço em caráter corporativo, com melhores tarifas, gestão centralizada das contas e tarifas, redução de praticamente todas as taxas de instalação, que passarão a ser centralizadas para todo o Estado”.

A partir de agora cada Foro terá apenas um número, e o call center do Judiciário também poderá realizar o encaminhamento ao Foro ou setor solicitado. A empresa vencedora da licitação foi a Vivo e as novas linhas já estão operando em todo o RS.

Os números atuais ainda estão em vigência e serão desligados a partir do dia 14 de abril.

A lista completa com os novos números pode ser acessada pelo link: https://www.tjrs.jus.br/static/2022/03/Lista-linhas-telefonicas-TJRS.xlsx

As localidades não elencadas na lista não terão seus números alterados e seguirão funcionando normalmente.

Mudança

O Diretor Antônio explica que, em meados de 2018/2019, o TJRS optou por fazer nova contratação para o serviço de telefonia fixa. Na época, conforme estudo realizado pelos setores administrativos, o TJRS ainda usava linhas analógicas. Então, cada vez que precisava aumentar a capacidade do Foro, a empresa precisava instalar mais linhas, como ocorre nas residências atualmente. “Se observou que o custo era alto em relação a esse sistema analógico. Já existia o sistema digital, amplamente utilizado por empresas, chamado E1, que suporta de 15 até 30 linhas no mesmo cabo. Sistema esse que tem vantagens técnicas e em relação aos custos também”, destaca Antônio.

O Diretor informa ainda que pelo edital do contrato licitado, há um baixo custo de instalação e se passa a pagar pelo consumo. “Tínhamos um valor alto de custo de instalação, que foi bastante minimizado. Também passamos a pagar custos melhores nas tarifas sobre o que se usa, integrando as centrais telefônicas das comarcas com o call center da Direção de Logística do TJRS (DILOG).

“Possibilita também uma melhor gestão em relação às comarcas e a integração com o call center da Dilog, que fica no Foro do 4º Distrito em POA, e atende ligações de todo o Estado. Então, eu posso ligar hoje para Porto Alegre e pedir que a ligação seja repassada para Santa Vitória do Palmar. Essa agilidade faz parte da modernização dos nossos serviços”, ressalta Antonio.

Esta mudança é a segunda evolução da telefonia no TJRS. Anteriormente, já havia sido instalado o sistema de telefonia voip, que elimina custos para ligações entre as comarcas. Nestes casos, a ligação é realizada por dentro da rede de informática.

A gestão eficiente das contas de telefone é outro ponto positivo destacado por Antonio. “Nós tínhamos dezenas de contas de telefone por número, com tarifas diferentes. Agora será possível também termos uma melhor gestão das contas”.

Fonte: TJ/RS

 

Novos números dos Foros Estaduais – a partir de 14/04

 

Arroio Grande (53) 3026-8694

Herval (53) 3026-8696

Pedro Osório (53) 3026-8697

Pelotas (53) 3026-8500

OAB - Subseção Pelotas

Rua Osvaldo Aranha, 71 - Pelotas-RS

CEP 96075-170

Ouvidoria

ouvidoria@oabpelotas.org.br

Secretaria

pelotas@oabrs.org.br

(53) 3222-3218
Desenvolvido por Jeferson Sigales