publicado segunda-feira, 27 de novembro de 2023 em Notícias
NOTA DE REPÚDIO
O COMBATE AO RACISMO ESTRUTURADO EM NOSSA SOCIEDADE É DEVER DE TODOS
.
A Subseção de Pelotas da OAB/RS, por intermédio da Comissão de Igualdade Racial, expressa veemente repúdio, diante do ato de intolerância e violência ocorrido nesta cidade.
.
O enforcamento de um boneco negro é um ato repugnante, que fere não apenas os princípios éticos e humanitários, mas, também, agride profundamente a dignidade e os valores de igualdade racial que devem ser preservados e promovidos em nossa sociedade. É fundamental reforçar a importância da promoção da igualdade, do respeito e da valorização da diversidade.
.
A OAB Pelotas, em total consonância com os valores democráticos e de respeito à dignidade humana, insta as autoridades competentes a investigação imediata e rigorosa deste fato odioso, para que os responsáveis sejam devidamente identificados e responsabilizados perante a lei. Nesse sentido, a CIR local, providenciou imediatamente o registro da ocorrência junto a autoridade policial judiciária.
.
É imprescindível que a comunidade se una na luta contra qualquer forma de discriminação, reafirmando o compromisso com uma sociedade justa e inclusiva para todos. A OAB Pelotas, ciente do sofrimento continuado causado pelo ato de racismo, manifesta, ainda, o fraterno apoio e solidariedade à população atingida por esse ato abominável, reafirmando seu compromisso em defender os direitos humanos e combater qualquer manifestação de racismo ou intolerância.
.
A estruturação do racismo sistematizado no Brasil sustenta-se na naturalização de ações, hábitos, situações, falas e pensamentos que fazem parte da vida cotidiana do povo brasileiro e que promovem, direta ou indiretamente, a segregação ou o preconceito racial atingindo duramente a população negra. A cidade de Pelotas é lócus exemplar para reflexão e resistência à conduta racista.
.
Ao reafirmar indignação a ações desta natureza, sublinha a pertinência da luta antirracista e a necessidade do combate a violência sistemática que recai sobre a população negra cotidianamente.
.
A Subseção de Pelotas e a Comissão de Igualdade Racial estão atentas ao desenvolvimento das investigações, na busca pela devida responsabilização. Vidas negras importam!